Fernanda Mathias

Fernanda Mathias

Com mais de 20 anos de atuação no mercado offshore, reunimos um amplo conhecimento em todos os subsistemas de RH, como: R&S, Treinamento, Desenvolvimento dos Talentos, Planejamento de Carreira, Logística de Pessoas, Executive, Professional & Team Coaching.

Desenvolvimento de Competências: por onde começar?

Nos últimos anos, o mundo experimentou profundas transformações econômicas, tecnológicas, socioculturais, políticas, demográficas e ambientais, que impactaram diretamente o mercado de trabalho, principalmente em relação à demanda por novos conhecimentos, o surgimento de novas profissões e formas de contratação.

Estamos vivendo a era da 4ª revolução industrial, onde foi desenhado um plano estratégico de alta tecnologia para promover a informatização da manufatura. Temas como a Inteligência artificial, os sistemas ciber-físicos, internet das coisas, computação em nuvem, robótica, big data e comunicação entre máquinas passaram a fazer parte do nosso dia-a-dia cada vez mais.

Esse cenário apresenta grande impacto sobre as novas exigências para o mercado de trabalho, demandando novas competências e habilidades. A nova era necessita de profissionais que promovam soluções e estejam dispostos a aprender e aprimorar novas habilidades, investindo continuamente em qualificação a fim de estarem preparados para as oportunidades e as sucessivas mudanças que se apresentam. A recomendação é descobrir como a tecnologia vai impactar o seu segmento, independentemente de sua profissão. Estude, pesquise, busque informações e esteja atualizado. É fundamental ser curioso e manter-se em movimento para garantir a melhoria de produtividade, a vantagem competitiva e evitar a obsolescência. Encare a tecnologia como sua aliada!

Segundo Anthony Salcito, vice-presidente de Educação Global da Microsoft, “a educação tecnológica fará parte do nosso mundo de uma maneira muito maior do que hoje e todos nós iremos adotar uma mentalidade de aprendizado contínuo, porque precisamos desenvolver nossas habilidades para mudar e crescer, evoluindo para aproveitar o talento e o potencial em todos nós”.

Mas como se preparar para esse futuro?

  1. Comece por entender quais são suas motivações, quais horizontes você busca para sua vida. O autodesenvolvimento demanda tempo, paciência, consistência e persistência. Para isso, você precisa de estímulo e encorajamento, mantendo-se firme ao seu propósito e incorporando o pensamento de melhoria contínua em sua vida.
  2. Estabeleça um objetivo e entenda quais são as competências técnicas e comportamentais que te conduzirão ao alcance de suas metas. É de extrema importância que se crie uma estratégia para o desenvolvimento profissional, pois vivemos em uma era de excesso de informação e você precisa ser assertivo para não desperdiçar o seu tempo e sua energia. Identifique quais são suas prioridades de estudo, de forma que a sua dedicação seja direcionada e aumente as suas chances de obter melhores resultados.
  3. Tenha disposição para o ouvir e aprender. As empresas cada vez mais buscam investir em ambientes de colaboração mútua, onde os conhecimentos e habilidades da equipe se somam e potencializam os resultados. Aprender com os outros é um dos benefícios mais preciosos dentro das organizações e é uma das maneiras mais eficientes para o aprimoramento.
  4. Invista em inteligência intrapessoal. Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para a construção de uma vida mais plena, feliz e significativa. O autoconhecimento nos dá a capacidade de identificar nossas próprias emoções e sentimentos e nos impacta de maneira positiva na hora de lidar com as mais diversas situações de nossas vidas. Quanto mais nos compreendemos e nos aceitamos, mais nos conectamos harmonicamente com as pessoas ao nosso redor.

Desenvolvendo competências

É fundamental que você saiba reconhecer os seus talentos e diferenciais, de modo que identifique as suas próprias competências para aprimorar-se através de prática e estudo.

O planejamento das ações de desenvolvimento deve iniciar com o levantamento de necessidades de treinamento, levando em consideração suas metas pessoais e profissionais, as competências prioritárias a serem desenvolvidas, os treinamentos e certificações necessárias para exercer o cargo que almeja, a disponibilidade de tempo para estudos, os recursos financeiros e as expectativas de resultados.

Ao elaborar o seu plano de desenvolvimento faça as seguintes reflexões:

  • Quais competências e habilidades você precisa desenvolver para alcançar seus objetivos?
  • Qual dessas competências você considera a mais importante e que vai alavancar as demais acelerando o alcance de suas metas?
  • O quanto você considera que essas competências e habilidades são realmente necessárias para atingir o resultado que você quer para sua vida?
  • Qual é o melhor método de aprendizagem para você? Cursos, leituras, vídeo aulas, palestras, workshops, estágios, mentoria, orientação, etc.
  • Prática e aplicação. Busque situações ou crie oportunidades para praticar as novas habilidades desenvolvidas, seja no âmbito pessoal, profissional ou social, como voluntariado.

E para concluir, eu deixo aqui a minha dica de ouro! Caso sinta dificuldade em manter a autodisciplina, busque apoio de mentores ou Coaches que possam te ajudar na sua jornada.

E você? O que você tem feito para desenvolver as suas competências? Compartilhe comigo nos comentários.

    plugins premium WordPress