Fernanda Mathias

Fernanda Mathias

Com mais de 20 anos de atuação no mercado offshore, reunimos um amplo conhecimento em todos os subsistemas de RH, como: R&S, Treinamento, Desenvolvimento dos Talentos, Planejamento de Carreira, Logística de Pessoas, Executive, Professional & Team Coaching.

Como a orientação de carreira pode desenvolver a sua vida profissional?

Como a orientação de carreira pode desenvolver a sua vida profissional?

Hoje, logo que acordei, vi um post da Forbes Brasil com a seguinte frase da escritora Karen Lamb: “Daqui a um ano, você poderá desejar ter começado hoje”. Sim, a construção de uma carreira de sucesso não acontece da noite para o dia. A vida que temos hoje foi desenhada no passado e é o reflexo de todas as nossas experiências, vivências, conhecimentos e atitudes. E aí eu pergunto para você: como você quer estar daqui a 1, 5 e 10 anos? O que você realmente deseja para sua vida? Como o seu trabalho se encaixa nessa visão?

Cuidar da carreira é cuidar da vida. Pensar sobre o que você faz, o propósito e o significado do seu trabalho, refletir sobre suas experiências e todo o caminho que já percorreu, isso é a sua carreira. Escrever a sua história é ampliar a sua autoconsciência, o entendimento sobre as escolhas que você fez ao longo de sua vida e o legado que você quer deixar.

Sua identidade profissional está relacionada com suas áreas de competência, objetivos e valores fundamentais – aqueles que você não abre mão porque representam a sua essência enquanto ser humano. Se você não conhecer quais são as suas preferências, poderá sentir-se atraído por estímulos externos e optar por oportunidades que, depois de um tempo, não lhe trarão satisfação por não combinarem com você.

Independente da sua situação atual, se você conseguir compreender claramente sobre como se orientar em relação ao trabalho, metas, valores e habilidades, suas decisões futuras se tornarão mais assertivas.

Se o seu desejo é ser reconhecido pelo bom trabalho que desempenha, ocupar altos cargos, agregar valor para as organizações e ser bem remunerado por isso, você precisa ter um desempenho acima da média. E como isso é possível? Trabalhando com o que gosta, com o que te deixa feliz e te realiza enquanto pessoa. E estas atividades estão intrinsicamente ligadas aos seus talentos!

É o que diz Marques em sua obra “Descobrindo sua missão de vida”. Quando a pessoa realmente descobre o que gosta, a tarefa passa a ser um prazer, pois há o sentimento de motivação e entusiasmo em fazer o melhor e tudo se torna mais enriquecedor. O despertar para uma missão de vida tem a função de dar sentido à existência e tem o poder de transformar tudo o que é realizado em algo mais frutífero.

Construir uma carreira excepcional, repleta de recompensas positivas ou mesmo definir uma profissão, é uma atividade que requer foco, dedicação, reflexão e, muitas vezes, uma orientação especializada de carreira. Ao compreender suas aptidões, você estará apto para avaliar opções, tomar decisões coerentes com o que você verdadeiramente valoriza e com o modo como realmente se vê.

Nesse ponto eu reforço o que disse Mario Serio Cortella: “temos carência profunda e necessidade urgente de a vida ser muito mais a realização de uma obra do que um fardo que se carrega no dia a dia”.

Algumas vezes, as carreiras são marcadas por altos e baixos. Inicialmente, existe muito entusiasmo, mas com o passar do tempo, as frustrações de expectativas tiram todo o brilho do trabalho, desmotivando e fazendo com que as pessoas percam o engajamento.

E é nesse aspecto que o processo de Coaching de Carreira faz a diferença, pois ajudará o Coachee a se despertar para a sua missão de vida.

 

Como o Coach de Carreira pode te ajudar?

O Coach de Carreira é um profissional que tem a função de impulsionar pessoas que buscam mudanças em suas áreas de atuação. Durante o processo de Coaching são utilizadas diversas técnicas e ferramentas que aliam o desenvolvimento da inteligência emocional, com a criação de novas metas e objetivos profissionais elaborados pelo próprio coachee.

As sessões têm o intuito de trazer uma visão mais fiel sobre quem você é, começando pela conexão consigo mesmo, através do processo de autoconhecimento. Nesse processo, o Coachee desenvolve muitas outras atividades como: refletir e descobrir quais possíveis carreiras são mais adequadas para ele, estabelecer as metas e os objetivos que precisa alcançar para crescer e sentir-se motivado, fazer um bom planejamento de carreira, melhorar o desempenho em entrevistas de emprego, entre outros.

O Coach de Carreira também pode trabalhar no desenvolvimento de empresários, empreendedores, líderes, colaboradores, executivos ou outros profissionais que almejam ter um desempenho de alta performance em suas carreiras.

Para finalizar, deixo aqui a minha dica de sempre. Assuma o papel de protagonista da sua carreira, assim você terá mais chances de ser bem-sucedido e realizado. Um bom plano de carreira pode te apoiar nesse processo com direcionamento e responsabilidade.

E você? O que tem feito para desenvolver a sua carreira? Compartilhe nos comentários e conte comigo na sua jornada!

 

Citações:

CORTELLA, Mario Sergio. Qual é a tua obra?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 19. Ed. Petrópolis,RJ: Vozes, 2012.

MARQUES, José Roberto. Descobrindo sua Missão de vida. Goiânia: Editora IBC: 2017.

 

plugins premium WordPress