No artigo que publiquei na semana passada, dei algumas dicas de como se destacar profissionalmente e uma delas foi investir em marketing pessoal. Destacar as suas boas características, mostrar seus feitos profissionais e sua capacidade de trabalhar em equipe, tudo isso impacta na sua imagem profissional. E é por isso que hoje vamos nos aprofundar um pouco mais neste assunto.
Para começar, vamos falar sobre dois conceitos importantes: o Branding Pessoal e o Marketing pessoal. O Branding pessoal, também conhecido como gestão da sua marca pessoal, tem como objetivo promover o seu nome como se fosse uma marca (atributos, talentos e competências). Já o Marketing pessoal é a maneira como você mostrará ao mundo suas principais características e seus diferenciais.
Podemos conceituar o marketing pessoal como sendo o conjunto de técnicas e estratégias utilizadas com planejamento e responsabilidade a fim de fortalecer a imagem de um profissional diante do mercado de trabalho, cliente, fornecedor, líder e colegas. Não adianta você ser um bom profissional e ninguém saber o quão competente você é. O objetivo é deixar em evidência os aspectos pessoais e profissionais mais relevantes sobre você e sobre o trabalho que você produz a fim de criar uma autoridade no assunto, transformando-o em uma referência em seu nicho de atuação.
E nem pense em se esconder, isso não te levará a lugar nenhum. Você precisa garantir que as pessoas saibam o que você faz e a importância do que você faz.
As bases do Marketing Pessoal são:
- Autoconhecimento – saiba contar sobre sua trajetória de vida e carreira. Conte sobre suas experiências profissionais, projetos que já participou, desafios que superou e resultados que atingiu. Demonstre seus talentos e seus diferenciais;
- Competência – quais são as áreas que você domina, seus conhecimentos, suas habilidades, suas capacidades e potenciais? Além das suas qualificações técnicas, expresse suas competências comportamentais: liderança, equilíbrio emocional, empatia, ética, tomada de decisão, adaptabilidade, automotivação, proatividade, criatividade, trabalho em equipe, comunicação, negociação, aprendizado contínuo, resiliência, entre outras;
- Autoestima – acredite em você e no seu potencial. Todos nós temos talentos variados e temos uma capacidade ilimitada de realização ao longo da nossa vida. Comece listando seus pontos fortes e busque feedback de pessoas que têm apreço por você;
- Credibilidade – seja exemplo sempre! Tenha ações alinhadas ao seu discurso, seja coerente, ético e verdadeiro;
- Postura profissional – nós somos observados o tempo todo. Atente-se para sua postura nos ambientes que circula e principalmente em redes sociais. Como você quer ser visto e percebido pelas pessoas? É importante saber se comportar de acordo com o que a situação exige, independentemente de onde esteja;
- Adaptabilidade – é a capacidade de se ajustar conforme as necessidades, conjunturas e situações. Mudanças fazem parte da vida e é necessário saber se adaptar às novas situações, seja um novo líder, novos cenários sociais, políticos e econômicos, novos ambientes e equipes;
- Comunicação – este é um dos quesitos mais importantes. A forma como você fala, seu tom de voz, suas expressões corporais e a maneira como você escreve seus e-mails, falam muito sobre você. O processo de comunicação tem dois sentidos, por isso é muito importante saber ouvir;
- Apresentação pessoal – vista-se de acordo com o ambiente e a situação em que você está inserido. Tenha o cuidado de não passar a imagem de que você não se importa ou que não segue regras.
Trabalhando o seu Marketing Pessoal
O Marketing pessoal é fundamental no seu planejamento profissional. Uma pessoa pode ser excelente tecnicamente mas se não souber se vender, terá muita dificuldade em crescer na carreira. O melhor marketing pessoal é quando as pessoas falam de você.
E a melhor maneira de promover isso é se diferenciando, fazendo além, tendo entregas excelentes, superando expectativas, produzindo conteúdos relevantes para canais como, por exemplo, Linkedin, site da empresa que trabalha e blog pessoal.
É claro que existem algumas dicas que podem te ajudar a melhorar a maneira como você se autopromove, e é sobre elas que vamos falar agora. Confira, a seguir, as melhores estratégias que você pode começar a aplicar agora mesmo para trabalhar o seu marketing pessoal:
- Tenha um objetivo claro – para colocar uma estratégia em prática, você precisa definir os objetivos e metas que deseja alcançar. O que você espera como resultado: expandir sua rede de contatos, crescer na carreira, mudar de profissão ou empresa? A partir desta definição, trace um planejamento com ações que te levem em direção ao seu objetivo;
- Defina seu público alvo – para quem você vai direcionar suas ações de marketing? Profissionais da sua área, empresas que deseja trabalhar ou fazer negócio, parceiros, clientes ou fornecedores? Sua comunicação deve ser feita de acordo com sua audiência. As competências que você deseja demonstrar para seu líder podem, por exemplo, ser diferentes das que você deseja expor para seus clientes. Pesquise mais sobre seu público-alvo, sobre os canais que eles utilizam, seus interesses, a maneira como se comportam e o que eles compartilham. Desta maneira, você se sentirá mais seguro para abordar as pessoas;
- Invista na sua visibilidade – quem não é visto, não é conhecido e nem lembrado. Uma das maneiras mais eficientes de promoção pessoal é participar de eventos relacionados à sua área de atuação: palestras, seminários, lives, webinares, workshops. Esses espaços são propícios para você desenvolver sua rede de contatos, se conectar a profissionais que considere referência no mercado, deixando uma porta aberta para futuras parcerias. Aproveite essas oportunidades para compartilhar seus conhecimentos agregando valor ao público e ao evento;
- Mantenha seu perfil do Linkedin sempre atualizado – esta rede se tornou a principal plataforma de interação digital entre profissionais, empresas e empreendedores. A possibilidade de fortalecer a rede de contatos, as ofertas de vagas divulgadas e o compartilhamento de conteúdos relevantes, tornaram a rede uma excelente ferramenta de marketing pessoal, recolocação e desenvolvimento de carreiras. Mantenha seu perfil sempre atualizado, inclua informações importantes sobre você e sobre o seu trabalho. Produza conteúdos específicos e estratégicos de acordo com seus objetivos e público-alvo;
- Vá além do seu escopo de trabalho – não se limite ao seu campo de atuação, se coloque à disposição para apoiar e contribuir com pessoas de outras áreas, demonstre interesse pelas tarefas exercidas por outros profissionais e absorva todo tipo de conhecimento que lhe possa ser útil para a realização das suas atividades;
- Tenha projetos extracurriculares – participe de trabalhos voluntários, utilize suas competências para contribuir com a comunidade em que está inserido. Faça cursos de empreendedorismo, eles ajudam a desenvolver e aprimorar habilidades de liderança, negociação, proatividade, marketing, gestão de pessoas e consciência social. Aulas de teatro, música e arte ajudam a trabalhar comunicação e linguagem corporal também podem ajudar, pois elas estimulam a criatividade, a concentração e estimulam o desenvolvimento cognitivo e motor;
- Adote uma mentalidade de aprendizado contínuo – o mundo evolui em uma rapidez estonteante, por isso precisamos nos manter atualizados para estarmos preparados para as oportunidades e sucessivas mudanças que se apresentam. Aproveite todo seu talento e potencial, busque especializações, domine idiomas e aprimore seus conhecimentos. Manter-se em movimento é uma vantagem competitiva e evita a obsolescência;
- Assuma sua liderança – demonstre sua capacidade de resolver problemas, encontrar soluções inovadoras e entregar valor. Coloque-se à disposição para apoiar a sua equipe, colegas de trabalho e não apenas o seu líder. Esteja presente, escute as pessoas com atenção e seja uma pessoa que todos podem contar;
- Trabalhe em equipe – tenha uma atitude colaborativa e empática. Acredite no poder da cocriação, das competências complementares e dos relacionamentos interpessoais. Ofereça apoio antes de ser solicitado e se importe genuinamente com as pessoas ao seu redor;
- Divulgue seu trabalho – assuma o crédito por aquilo que você faz. Saiba se posicionar no mercado, sempre que alcançar um resultado positivo, celebre e compartilhe. Mas faça isso de uma maneira natural, comemorando sua vitória, a superação de obstáculos e não tente ofuscar ninguém da sua equipe. A linha entre ser confiante e arrogante é muito tênue.
É importante ressaltar que nós construímos nossa imagem todos os dias e em todos os lugares. O marketing pessoal não se resume a uma única ação, ele deve ser feito de forma contínua, com coerência, verdade e integridade de modo a transmitir confiança e credibilidade para o mercado.
Como você cuida do seu marketing pessoal? Compartilhe suas dicas aqui nos comentários!