Fernanda Mathias

Fernanda Mathias

Com mais de 20 anos de atuação no mercado offshore, reunimos um amplo conhecimento em todos os subsistemas de RH, como: R&S, Treinamento, Desenvolvimento dos Talentos, Planejamento de Carreira, Logística de Pessoas, Executive, Professional & Team Coaching.

Desemprego na quarentena: Elabore um Plano de Recolocação e invista em qualificação

A pandemia pegou você de surpresa?  Saiba que você não está sozinho. De acordo com a estimativa divulgada pelo IBGE, o número de trabalhadores em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho chegou a 12,9 milhões. Mas sabe o que é mais curioso? Esta mesma pesquisa também demonstrou um crescimento do número de pessoas trabalhando, ou seja, mesmo com a pandemia, existem vagas sendo abertas.

A revista Exame também divulgou números positivos em uma reportagem da última semana, em que mostrou que o Brasil abriu 249.388 vagas formais de trabalho em agosto, o que representa uma melhora nos números pelo segundo mês consecutivo. Segundo o artigo, a dianteira ficou com a indústria, com abertura de 92.893 postos em agosto, seguida pelos setores da construção (+50.489), comércio (+49.408), serviços (+45.412) e agropecuária (+11.213). Sabe o que isso significa? O mercado começou a reagir e os profissionais mais preparados conseguirão a sua recolocação com mais rapidez.

Aliás, se você está em busca de um emprego, chegou a hora de você preparar o seu plano de recolocação. Quer saber como?

 

Como elaborar um Plano de Recolocação

O desemprego é uma etapa que todos passam em algum momento de suas vidas. Mas não desanime! Pare, respire e fique comigo até o final do artigo. Eu vou compartilhar algumas estratégias que vão te aproximar do seu objetivo. Só vai depender de você colocá-las em prática!

Então, pegue um papel e uma caneta e vamos preparar um Plano de Ação para você conquistar a tão desejada vaga de emprego:

1º Estabeleça seu objetivo profissional

É fundamental que você não desperdice sua energia atirando para todos os lados. Quanto mais foco você tiver, melhor será seu resultado. Qual é o cargo que você almeja? Aqui você vai especificar a função que busca recolocação de acordo com seu perfil profissional, sua experiência e seu plano de carreira. O seu objetivo pode ser atuar como Analista Financeiro, por exemplo.

2º Defina sua grande meta

Seja específico e aplique o método SMART (específico, mensurável, atingível, relevante e temporal). Seguindo o exemplo anterior, a grande meta pode ser “Conseguir uma vaga de emprego de Analista Financeiro até o mês/ano.” Não perca tempo, escreva a sua grande meta e coloque um prazo factível.

3º Divida a grande meta em pequenas metas

Para um Plano de recolocação mais efetivo, sugiro que inclua os seguintes itens como pequenas metas:

  • Listar as empresas que deseja trabalhar;
  • Começar a segui-las no Linkedin;
  • Buscar conexões com pessoas dessas empresas;
  • Pesquisar os pré-requisitos da vaga desejada;
  • Preparar seu currículo;
  • Escrever sua carta de apresentação;
  • Trabalhar seu perfil no Linkedin;
  • Cadastrar seu CV nos sites de vagas de emprego e no Trabalhe Conosco das empresas;
  • Fortalecer sua rede de relacionamentos;
  • Fazer os cursos e atualizações necessárias para vaga;
  • Treinar para entrevistas.

4º Liste ações para cada pequena meta

Tenha em mente que esse é um compromisso que você firma consigo mesmo. Enquanto você está fora do mercado, o seu emprego é buscar a recolocação. Quanto mais você se dedicar, mais rápido conquistará o seu objetivo. Por exemplo, para a pequena meta “Pesquisar os pré-requisitos da vaga que deseja”, podemos ter as seguintes ações:

1 – Buscar a vaga que almeja nas plataformas como LinkedIn, Vagas.com, kenoby, Glassdoor, Robert Half, Hays, Gupy, Brunel, entre outras;

2 – Selecionar as melhores descrições de vaga;

3 – Analisar os pré-requisitos: formação acadêmica, experiência mínima na função, certificações, competências técnicas e comportamentais, idiomas;

4 – Fazer uma tabela com as palavras-chaves;

5 – E, com base nesta tabela, ajustar o seu CV e perfil do Linkedin conforme seus talentos, conhecimentos e experiências.

A descrição da vaga é sua melhor amiga neste momento. Ela irá te mostrar o perfil de candidato que a empresa procura, os pré-requisitos, apresentação do cargo e competências exigidas.

Escolha de 3 a 5 descrições de vagas nas quais você tenha aderência e anote as palavras-chave mais relevantes. Lembrando que elas precisam ter relação com sua trajetória profissional, sua formação e suas características pessoais.

5º Entre em ação e utilize o LinkedIN a seu favor

O Brasil está entre os cinco países do mundo que mais utilizam o Linkedin como rede profissional. Em torno de 70% dos recrutamentos são feitos através desta rede. Diariamente as empresas postam centenas de aberturas de vagas em todos os seguimentos.

Não perca oportunidades! Atualize seu perfil, pesquise sobre aberturas de vagas dentro da sua área, invista em marketing pessoal e peça para sua rede profissional escrever recomendações para você. Publique ou compartilhe posts interessantes da sua área e participe de comunidades e fóruns de discussão sobre os assuntos que você tem mais afinidade. Desta maneira ganha mais visibilidade e pode demonstrar conhecimento e autoridade no tema.

6º Calibre seu discurso e invista em networking

Prepare-se para as entrevistas e não tenha medo de se expor. Quanto mais pessoas souberem que você está buscando uma oportunidade, mais chances você terá de encontrá-la. Invista em networking!

7º Invista em qualificação

O mercado busca cada vez mais pessoas qualificadas para atender suas necessidades. Atualize-se! Saiba quais são as novas técnicas e tendências para o mercado em que atua. Aproveite esse tempo e assista a lives, palestras, cursos e workshops que estão sendo oferecidos gratuitamente. O ensino à distância é uma maneira mais acessível de investir em desenvolvimento.

Procure por certificações que estão sendo exigidas nas descrições de vagas e outras que tenham mais afinidade com sua área de atuação. Ter essas certificações pode ser um diferencial para conseguir uma entrevista.

8º Seja flexível e considere oportunidades temporárias

Se você tem necessidade de geração de renda imediata, considere trabalhar com contratos temporário ou como freelancer. Liste seus talentos, conhecimentos e habilidades e procure oportunidades para se beneficiar de maneira diferente. Talvez você tenha um propósito profissional que ainda não tenha investido. Pense em como você pode transformar essa atividade em uma fonte de renda.

Foque no que você tem controle, ajuste seu mindset e invista tempo em seu plano de recolocação!

Se este conteúdo te ajudou, compartilhe comigo nos comentários ou pelo direct. Assim, você me ajuda a entender um pouco mais sobre como posso contribuir para o seu Plano de Recolocação.

Conte comigo na sua jornada!

 

Referências:

https://exame.com/economia/brasil-abre-249-388-vagas-formais-em-agosto-bem-acima-do-esperado/

plugins premium WordPress