Ao longo da minha carreira, eu busquei observar a postura dos meus liderados, colegas e líderes diante dos desafios que lhes foram impostos e, com isso, pude constatar que aqueles que tinham uma visão positiva sobre si e sobre a vida, eram profissionais que investiam em autodesenvolvimento, em uma comunicação empática, na rede de relacionamentos, em um aprendizado contínuo e tinham foco no resultado. Sim, eles vestiam a camisa da empresa e se sentiam sócios do negócio.
Os funcionários que mais cresciam e se destacavam tinham um super poder: tinham clareza sobre os papéis que exerciam e plena consciência de como poderiam agregar valor à organização através de suas competências, dedicação, foco e disciplina. Eles tinham brilho nos olhos, paixão pelo que faziam e uma alegria imensa por fazer parte de algo maior. Esse super poder era revertido em clima colaborativo e construtivo, em construção de equipes de alta performance que se ajudavam e se complementavam, em resultados extraordinários para as organizações e, acima de tudo, em sucesso profissional.
Lembro-me de uma entrevista de emprego que fiz para uma vaga de Coordenadora Administrativo Financeira em uma multinacional, em que o recrutador me perguntou se eu já tinha trabalhado com processo de visto para estrangeiros. Naquela época, o meu background era resumido em Tecnologia da Informação, Contabilidade e Finanças e prontamente respondi que nunca tinha trabalhado com vistos, mas que não havia nada que eu não pudesse aprender, pois era dedicada e gostava de estudar. Resultado? Fui contratada.
Eu gosto muito de estudar, me apaixono pelo que eu faço, me coloco à disposição para colaborar, cocriar, construir, agregar valor e me importo genuinamente com as pessoas. Esse sempre foi o meu grande diferencial.
E é por isso que eu te digo: se você quer ser um profissional de destaque, invista em autoconhecimento e comece a entender seus pontos fortes, seus talentos, suas competências, seu diferencial e utilize isso ao seu favor. Não permita que ninguém o desmotive ou o faça acreditar que você não é capaz! Você tem capacidade para conquistar tudo nessa vida, desde que isso faça sentido para você e esteja alinhado com os seus valores e com o seu propósito.
Veja o exemplo de Walt Disney. Ele estudou Arte por correspondência e aprimorou seus conhecimentos artísticos com visitas a museus. O início da sua trajetória não foi nada fácil e ele chegou até a passar fome. Mas Disney reconhecia seus talentos e persistiu em seus sonhos, criando o Mickey Mouse, seu personagem mais famoso, e construindo um império, o Parque de diversões mais renomado do mundo. Ele era conhecido pela sua proatividade e perspicácia. Tinha visão de futuro e investiu na formação de novos animadores, expandindo seus negócios com estratégia e sabedoria. Segundo Walt Disney, tudo o que você é capaz de imaginar, você é capaz de realizar.
Desenvolva seus talentos
O talento só se traduz em sucesso quando é desenvolvido e colocado em prática com foco no alcance dos objetivos, promovendo realização pessoal e profissional. Não basta somente identificar o talento, ele precisa ser trabalhado com treino, disciplina, determinação e perseverança, traduzindo em decisões e ações que possam ser convertidas em resultados tangíveis, inovadores e notáveis.
Tire proveito dos seus pontos fortes e administre seus pontos de melhoria. Otimizar a performance e a produtividade é uma tarefa desafiadora que engloba diversas variáveis: autoconhecimento, autoconsciência, maturidade, oportunidades, relações interpessoais, disciplina e foco.
Reconheça seus talentos naturais e potenciais. O segredo para desenvolver pontos fortes é identificar os talentos dominantes e depois aprimorá-los com conhecimento e técnicas. Sim, precisamos estudar e praticar! Conhecimento sem ação, não se transforma em habilidade.
Para ter uma carreira de sucesso não basta ter sorte, você precisa investir no desenvolvimento de algumas competências e atitudes ao longo do caminho. E como não poderia faltar, deixo aqui as minhas dicas:
- Acredite em você! Todos nós temos talentos. Uma das chaves para o sucesso é se conhecer, descobrir seus pontos fortes e administrar seus pontos de melhoria;
- Seja relevante e tenha visão estratégica. Ser visionário permite que você enxergue os resultados esperados a longo prazo e tome decisões mais assertivas para o alcance deles;
- Saiba se posicionar e invista em marketing pessoal. Como você que ser visto e reconhecido?
- Tenha foco em resultados. Domine os processos da área em que trabalha. Treine as pessoas de sua equipe e esteja preparado para assumir maiores responsabilidades;
- Transforme conhecimentos em habilidades e tenha atitude realizadora, seja proativo. Faça acontecer!
- Invista em comunicação e busque se conectar com pessoas que estejam direta ou indiretamente ligadas ao seu segmento, expanda seu networking;
- Tenha estratégia de crescimento na carreira e qualifique-se. Busque cursos, treinamentos, palestras, workshops que agreguem conhecimento e valor às suas atividades. Domine outros idiomas;
- Atualize-se! Saiba quais são as novas técnicas e tendências para o mercado em que atua;
- Desenvolva capacidade analítica e rapidez de resposta. Seja criativo, busque soluções fora da caixa;
- Estabeleça objetivos e comprometa-se a cumpri-los no prazo acordado;
- Trabalhe em equipe, permita que as pessoas participem do processo utilizando suas competências e potencializando os resultados;
- Tenha um mentor. Conte com a ajuda de pessoas mais experientes e vividas.
Não se permita entrar na zona de conforto, vá além! Supere os obstáculos que surgirem ao longo da sua trajetória. Tenha coragem de arriscar, esteja disposto a aprender com os outros, busque a excelência em tudo o que fizer com garra e determinação. Dê o seu melhor sempre!!!!
O que você tem feito para se destacar? Conte-me nos comentários