Fernanda Mathias

Fernanda Mathias

Com mais de 20 anos de atuação no mercado offshore, reunimos um amplo conhecimento em todos os subsistemas de RH, como: R&S, Treinamento, Desenvolvimento dos Talentos, Planejamento de Carreira, Logística de Pessoas, Executive, Professional & Team Coaching.

Como o autoconhecimento alavancou a minha carreira

Sabe aquele frio que dá na barriga quando você se depara com uma nova situação? Pois é, isso aconteceu comigo em alguns momentos da minha carreira. E é por isso que eu não poderia falar sobre autoconhecimento, sem contar a minha história para vocês e mostrar como superei o medo do desconhecido.

Eu era muito jovem quando escolhi a minha primeira profissão. Meus pais não tinham condições de pagar uma escola particular e, aos 14 anos de idade, fiz a prova para o curso Técnico de Informática Industrial – este era o curso que mais se aproximava de algo que eu gostava muito: a matemática.

Ao concluir o curso, trabalhei na área e até passei em um concurso público, mas sentia que esse não era meu verdadeiro propósito, pois eu simplesmente não me via trabalhando com programação durante muito tempo. Foi quando em 1992, a UFF levou um Campus avançado para a minha cidade, lançando as faculdades de Ciências Contábeis e Administração. Desta vez a escolha foi mais fácil, pois eu já sonhava em ser contadora, muito por influência da minha mãe, que era professora de matemática no curso técnico de contabilidade.

Logo que me formei, percebi que gostava muito dessa área e prossegui com meus estudos cursando dois MBAs nas áreas de Economia e de Controladoria. Trabalhei por quase 16 anos na área financeira, até que comecei a perceber que aquele ciclo tinha terminado e que eu precisava de um novo desafio.

Esse sentimento chegou junto com outro momento da minha vida. Já casada e planejando a maternidade, sentia falta de trabalhar com pessoas e de estar em um ambiente dinâmico e desafiador, já que a rotina metódica da área financeira não promovia mais a sensação boa de autorrealização.

Depois de muita reflexão e análise, percebi que meu ciclo tinha se encerrado e estava na hora de mudar de rota. Foi quando, através de um trabalho voluntário em um projeto de construção de 4 sondas na Coreia, descobri um talento oculto: a comunicação social.

De volta ao Brasil, fui super bem recebida pelo meu novo líder, que acabou se tornando um dos meus mentores e apoiadores. Alinhamos meu novo Programa de Ação e foi aí que a mágica começou! Fiz uma mudança radical de área.

A antiga rotina baseada em processos, números e fechamento de relatórios se transformou em um dia a dia de pessoas-propósitos-significados e tornou-se uma das experiências profissionais mais incríveis da minha vida.

Nesse novo desafio, implementamos uma área de comunicação, criamos canais, nos aproximamos cada vez mais dos integrantes e da área de Recursos Humanos. Passamos a embarcar nas 7 plataformas, dando palestras, treinamentos, ouvindo os colaboradores, suas expectativas e sonhos. Um novo horizonte se abriu e comecei a perceber como aquela nova atividade trazia brilho aos meus olhos e como eu me sentia realizada em poder contribuir com o desenvolvimento e o crescimento profissional daquele time de estrelas.

Naquele momento decidi dar início ao meu terceiro MBA, desta vez na área de Gestão Estratégica de Pessoas. Cada aula era um mergulho na minha autoconsciência. Apesar de adorar matemática, me encontrei na área de humanas.

Passei um tempo tentando entender o que tinha acontecido. Eu tinha mudado, o mundo não era mais o mesmo e eu tinha encontrado um novo propósito. Daí constatei, por experiência própria, que podemos ter mais de um propósito na vida e ter pluralidade de talentos e propósitos. Nós somos seres plurais!

 

Aprendizados sobre autoconhecimento

Com todas essas experiências, compreendi que conhecer a si mesmo é o primeiro passo para construir uma vida mais plena, feliz e significativa. E, para isso, uma habilidade é fundamental: a Inteligência Intrapessoal. Ela nos dá a capacidade de identificar nossas próprias emoções e sentimentos, utilizando esse conhecimento de maneira positiva na hora de lidar com as mais diversas situações de nossas vidas.

O que te deixa feliz? O que te estressa e te deixa chateado? O que te provoca ansiedade e o que te motiva e encoraja?

Conhecer-se é também saber reconhecer nos outros, situações, emoções e conflitos. Quanto mais nos compreendemos e nos aceitamos, maior é a nossa capacidade de entender e nos conectar harmonicamente com as pessoas ao nosso redor.

O autoconhecimento faz com que tenhamos uma vida muito mais saudável e equilibrada e, consequentemente, nos tornamos cada vez mais bem-sucedidos em todos os aspectos.  Conhecer aspectos importantes sobre nossa individualidade nos ajuda a reforçar atitudes que nos levam em direção a nossa autorrealização.

Alguns objetivos do autoconhecimento são:

  • Encontrar e desenvolver talentos ocultos;
  • Fortalecer qualidades e potencializar diferenciais;
  • Conhecer motivadores e utilizá-los para alavancar resultados;
  • Descobrir e eliminar autossabotadores;
  • Trabalhar pontos fracos para melhorar performance;
  • Melhorar a compreensão de nós mesmos para a comunicação mais efetiva com o outro;
  • Reconhecer as crenças e medos que nos impedem ou dificultam o desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Ter mais consciência sobre o que nos deixa felizes;
  • Identificar sonhos, metas, objetivos e propósitos;

O autoconhecimento nos permite viver o agora para obtermos experiências cada vez mais profundas. Quando você se conhece e sabe o que quer para a sua vida, fica mais fácil ter atitudes e tomar decisões que te levam ao encontro com sua razão de ser.

Você já se deparou com algum acontecimento que mudou o rumo da sua vida? Se pudesse voltar no tempo com o conhecimento e a maturidade que tem hoje, você faria algo diferente? O que você mudaria?

Conte-me sobre a sua história nos comentários. Eu vou adorar conhecê-lo melhor.

plugins premium WordPress