O Linkedin se tornou a principal plataforma de convívio digital entre profissionais, empresas e empreendedores. A possibilidade de fortalecer a rede de contatos, as ofertas de vagas divulgadas e o compartilhamento de conteúdos relevantes, tornaram a rede uma excelente ferramenta de recolocação e desenvolvimento de carreiras.
Mas será que você está utilizando o Linkedin da maneira correta?
Observando a minha rede de contatos eu percebo que algumas pessoas já entenderam a importância de se ter um perfil forte, mas vejo que muitos ainda encaram o Linkedin como um currículo online, e este é um grande erro. Assim como outras plataformas, o Linkedin funciona por meio de algoritmos, onde pequenos ajustes e interações trazem um retorno enorme no desempenho do perfil. E é por isso que no artigo de hoje, eu darei dicas valiosas para que você impulsione de vez o seu perfil.
Definição dos objetivos profissionais
Entre as minhas dicas, a mais importante para alavancar a sua carreira é a definição do seu posicionamento. Quais são os seus objetivos profissionais e como você quer ser visto e percebido pelas pessoas? Esse é o momento para investir em sua marca pessoal e, assim como ter um currículo bem feito e estruturado é essencial, sua página de perfil também deve ser atrativa.
Foto do perfil
Busque uma foto mais formal, afinal, estamos tratando de uma rede profissional. Não precisa investir dinheiro em um ensaio fotográfico, apenas escolha uma roupa coerente com a sua função e sua área de atuação. Opte por uma parede branca ou um fundo neutro e tire a sua foto. É preciso saber escolher uma boa foto, tendo sempre em mente a impressão que você quer causar.
Tenha uma URL do perfil personalizada
O LinkedIn permite alterar a URL de seu perfil profissional. Ela é importante para facilitar a busca pelo seu perfil. Assim, o ideal é que você personalize sua URL de forma que seu nome e sobrenome estejam incluídos.
Exemplo: www.linkedin.com/in/nomesobrenome.
A URL personalizada também aumenta a sua visibilidade externa nos buscadores como o Google e pode inclusive ser utilizada no seu currículo profissional.
Trabalhe o seu headline
O headline é o texto que aparece imediatamente abaixo do seu nome no seu perfil. Quando os recrutadores buscam profissionais na plataforma para as vagas disponíveis, eles usam palavras-chave para filtrar as opções. Desta forma, se você utilizar as palavras corretas no título, terá mais chances de ser encontrado.
Para personalizar o headline você pode utilizar palavras-chave do seu segmento ou pesquisar outras possibilidades no mapa de carreiras do site vagas.com (https://www.vagas.com.br/mapa-de-carreiras/).
Aqui também é importante que você tenha em mente o que busca profissionalmente e como você pretende se posicionar. Mesmo que você atue em mais de uma área, procure um posicionamento único que esteja alinhado com seu objetivo de carreira atual!
Resumo do perfil
Você tem uma excelente oportunidade de se apresentar na seção “Sobre”. Conte sua trajetória profissional, descreva o que você já fez, suas principais experiências, área de atuação, faça uso de palavras-chave que estejam alinhadas ao seu posicionamento. Seja sucinto, direto e assertivo. O meio virtual demanda agilidade e informações fáceis de serem visualizadas.
Publicações em destaque
No campo “em destaque”, adicione as suas publicações de maior relevância. Este é o espaço para exaltar publicações, artigos e apresentações. Se você tiver algum site ou blog, acrescente o link nessa área também.
Atualização do currículo
Mantenha seu currículo atualizado. Descreva suas experiências em bullet points. Seja sucinto, inclua suas principais atividades profissionais em cada cargo que ocupou. Caso tenha ocupado mais de uma função em uma determinada empresa, descreva separadamente as atividades e o período em cada função. Desta maneira, você pode evidenciar promoções ou transições de carreira.
Inclua sua formação acadêmica: cursos técnicos, tecnólogo, faculdade, pós graduação, MBA, Cursos acadêmicos de especialização. Caso sua profissão exija algum tipo de certificação, a inclua em Licenças e Certificados. Lembrando de incluir a validade, quando pertinente.
Participou de algum programa ou projeto de voluntariado? Inclua-o em “experiência de voluntariado”. Deixe claro as causas que apoia, a descrição dos projetos que participou, as organizações que você ajuda. Para quem contrata, o trabalho voluntário está na categoria de atributos intangíveis. Ele dá uma dimensão extra e uma percepção de que o candidato é completo, o que pode aumentar as chances de contratação.
No campo de conquistas, adicione cursos que tenham a ver com seu posicionamento, projetos que participou, idiomas que você seja fluente, publicações, reconhecimentos e prêmios. Lembre-se que somos avaliados pelas nossas competências técnicas e comportamentais. Atente-se para o seu CHAE.
- C – Conhecimento – saber. Está relacionado com sua formação acadêmica, cursos de especialização, cursos de aprimoramento, etc;
- H – Habilidade – Saber fazer – está relacionado com sua experiência profissional e competências. Quais foram suas principais atividades nas empresas em que trabalhou?
- A – Atitude – Querer fazer – está relacionado às suas recomendações, reconhecimentos, prêmios;
- E – Entrega – efetivamente executar – quais foram suas conquistas, como você é reconhecido por líderes e liderados, quais projetos você participou.
Em “competências e recomendações”, reorganize suas competências por categoria e selecione até 3 competências para destacar entre suas principais. Atualize suas competências e especialidades sempre que necessário.
Recomende pessoas
E já que falamos sobre recomendações, vamos falar um pouco sobre como esta parte do seu perfil é importante. Fora da internet, as recomendações são feitas por meio de cartas de indicação e pedidos de referência, mas, no Linkedin, este processo é bem facilitado, pois permite que um empregador interessado em seus serviços tenha acesso rápido ao que outros têm a dizer sobre você.
O jeito mais fácil de conseguir recomendações é recomendando pessoas que já trabalharam com você. Na sessão de Recomendações, recomende ex-líderes, liderados, pares, colegas, fornecedores, parceiros de trabalho e peça a eles que te recomendem de volta.
Mas tome cuidado! Um texto mal escrito ou que demonstre pouco conhecimento sobre o perfil indicado, pode causar um efeito negativo. Por outro lado, se bem-feita, a prática tem o potencial de beneficiar todas as partes envolvidas.
Ofereça conteúdos relevantes
Compartilhe seu conhecimento através de conteúdos relevantes, escreva posts e artigos. Interaja curtindo, comentando e compartilhando artigos que tenham congruência com o mercado em que atua.
Siga as empresas onde você tem interesse de trabalhar ou fazer negócio e ative o alerta de vagas nessas empresas. Busque novas conexões. Linkedin não é uma rede somente para você se conectar com pessoas que já conhece. Busque conexões de pessoas que trabalhem em áreas afins às suas, profissionais de Recursos Humanos, gestores, coordenadores, clientes em potencial, líderes de empresa e empreendedores.
A interação é extremamente importante e é onde a maioria dos usuários erra. Busque aumentar sua rede, compartilhar e ajudar, gerar conteúdo novo, seja verdadeiro e respeitoso, sempre!
Índice de Vendas Sociais
E por fim, cheque seu Social Selling Index (SSI) através do link https://www.linkedin.com/sales/ssi. Ele é o seu painel de vendas sociais e calcula a sua eficácia se baseando em quatro pilares: estabelecimento de sua marca profissional, localização das pessoas certas, interação utilizando insights e desenvolvimento de relacionamentos de confiança, mensurando seu ranking no setor e na sua rede.
Se este conteúdo te ajudou, compartilhe comigo pelos comentários ou pelo direct. Assim, você me ajuda a entender um pouco mais sobre como posso contribuir para o seu crescimento pessoal e profissional.
Conte comigo na sua jornada!