Você sabe quais são os seus maiores talentos? Já descobriu como aplicá-los para melhorar sua performance e alcançar sucesso pessoal e profissional?
Vamos começar nossa jornada buscando entender o significado de talento. Podemos definir talento como sendo uma vocação inata ou uma capacidade adquirida que faz a pessoa se conectar ao prazer e ter desenvoltura para fazer algo. É a esfera da vida pela qual, de lembrança, a pessoa sempre se saiu bem. O talento leva em conta cinco fatores: potencialidade, facilidade, repetição, satisfação e valorização.
O vocábulo talento tem muitas definições e, para efeito de nossas reflexões, vamos defini-lo como sendo uma predisposição espontânea para realizar uma certa função, que pode ser uma aptidão natural ou uma habilidade a ser desenvolvida. É o que as pessoas têm de mais precioso, sua vocação, seu chamado ou sua inclinação excepcional para alcançar resultados extraordinários em determinado campo de atuação através de mecanismos específicos de aprendizagem.
O talento só se traduz em sucesso para uma pessoa, quando desenvolvido e colocado em prática com foco no alcance de seus objetivos, promovendo realização pessoal e profissional. Não basta somente identificar o talento, ele precisa ser trabalhado com treino, disciplina, determinação e perseverança, traduzindo em decisões e ações que possam ser convertidas em resultados tangíveis, inovadores e notáveis.
Como desenvolver seus talentos?
Vamos começar compartilhando uma informação muito importante! Todos nós nascemos com todas as ferramentas necessárias para adquirir novos conhecimentos e transformá-los em competências. Somos capazes de desenvolver qualquer que seja o talento e essas ferramentas não são determinadas por genes, mas sim por nós, através de prática constante e adequada ao nosso estilo de vida.
Vamos entender um pouco mais como isso funciona internamente em nosso intelecto. Muitas pesquisas têm como ponto central o cérebro, em especial uma substância chamada mielina que envolve as fibras nervosas do cérebro. Esse elemento é responsável pela aceleração da condução dos impulsos nervosos e se potencializa com a prática de atividades. Quanto mais treinamos, mais aumentamos nosso potencial.
Segundo Daniel Coyle em seu livro “O segredo do Talento”, o sistema é simples e pode ser explicado da seguinte maneira: toda vez que uma repetição é executada, o cérebro acrescenta mais uma camada de mielina àquelas fibras nervosas específicas. Assim, a condução dos impulsos nervosos vai ficando cada vez mais rápida e a habilidade vai se desenvolvendo.
O mais interessante é que essas pesquisas também constataram que o corpo produz mielina a vida toda, ou seja, o ser humano é capaz de continuar desenvolvendo novas habilidades independentemente da idade.
Topa fazer um teste?
Vamos propor mais algumas reflexões! Sabe aquelas atividades que você faz e acaba perdendo a noção do tempo, onde você se entrega de corpo e alma e tudo flui? Ou então, aquelas tarefas que te dão tanta alegria e entusiasmo que você poderia fazer todos os dias de sua vida?
Nesses momentos, você está experimentando uma condição de FLOW, que é um estado mental alcançado quando se realiza atividades que promovem foco, energia, motivação e a incrível sensação de satisfação.
Você já experimentou o estado de flow em algum momento da sua vida? Já ficou tão concentrado que não viu o tempo passar? Faça uma experiência de auto-observação e, durante a próxima semana, anote em um caderno:
- As atividades que te fizeram perder a noção do tempo;
- As tarefas que te deixaram excepcionalmente concentrado;
- Os momentos que você estava genuinamente feliz por estar fazendo determinado trabalho.
Após essa semana de autoanálise, reflita sobre o seu passado e aplique as mesmas perguntas pensando nas experiências que teve durante sua vida, procurando identificar o que te deixou nesse estado de fluxo. Busque se observar e se conhecer, assim você estará cada vez mais perto de compreender o que te motiva e o que te traz satisfação pessoal.
Ainda ficou em dúvida e quer conhecer mais uma ferramenta para identificar seus talentos?
Você já fez testes de personalidade e de comportamento? Com eles, é possível diagnosticar estados mentais, habilidades e limitações.
Os resultados também demonstram alguns aspectos como áreas de talento, absorção de conhecimento, desempenho de tarefas, busca por resultados, relacionamentos interpessoais, processos de tomada de decisão, entre outros.
Estudos científicos identificaram que possuímos duas esferas comportamentais. A primeira é interna: nossa percepção a respeito de nosso poder pessoal em relação ao ambiente em que estamos inseridos. A outra é externa e diz respeito à análise deste ambiente.
A partir dessas pesquisas foi criada a metodologia DISC, que descreve quatro tipos comportamentais: Dominância (Executor), Influência (Comunicador), Estabilidade (Planejador) e Conformidade (Analista).
Há várias combinações possíveis dentro desses quatro perfis que constituem personalidades próprias e diferentes percepções de mundo. Essas indicações apenas constatam o fato de que cada um de nós é ímpar, ainda que pertençamos a um mesmo grupo.
Esse instrumento propicia uma orientação mais consciente dos nossos talentos e potencialidades. Nos ajuda a conhecer melhor nossas características, os elementos que nos motivam, as funções que mais se adaptam ao nosso perfil, nossas principais tendências para o trabalho e é um recurso muito eficaz para planos de desenvolvimento pessoal e profissional.
Realizar e analisar esse tipo de teste é uma das minhas especialidades. Ficou interessado em saber mais? Envie-me um direct que te explicarei melhor sobre como funciona!
Referência:
COYLE, Daniel. O segredo do talento. Rio de Janeiro: Sextante, 2014.