Fernanda Mathias

Fernanda Mathias

Com mais de 20 anos de atuação no mercado offshore, reunimos um amplo conhecimento em todos os subsistemas de RH, como: R&S, Treinamento, Desenvolvimento dos Talentos, Planejamento de Carreira, Logística de Pessoas, Executive, Professional & Team Coaching.

10 maiores erros de perfil no Linkedin

Você sabia que o LinkedIn se tornou a principal plataforma de convívio digital entre profissionais, empresas e empreendedores? Além disso, a rede social profissional é uma excelente ferramenta de recolocação, divulgação do seu negócio e desenvolvimento de sua carreira?

O LinkedIn atua como um “Google” de candidatos, oportunidades, negócios e clientes. Através do aplicativo, é possível utilizar filtros para: pessoas, vagas, conteúdo, empresas, instituições de ensino, grupos e eventos. Por isso, se destaca a importância de utilizar palavras-chave e estratégia de posicionamento. O Linkedin funciona por meio de algoritmos, onde ajustes pontuais e engajamento resultam em um retorno enorme no desempenho do perfil.

Mas será que você está utilizando as funcionalidades da rede de forma estratégica para aumentar sua visibilidade, estabelecer sua marca pessoal e ser encontrado pelos recrutadores ou potenciais clientes?

Conheça os 10 maiores erros que sabotam seu perfil:

 

  • Deixar o seu perfil abandonado – Um dos maiores erros é não atualizar o seu perfil, o que pode passar uma imagem de descuido, desinteresse e falta de compromisso. A primeira impressão é a que mais conta. Lembre-se que informações de contato incorretas impossibilitam que o recrutador se comunique com você. Se o Linkedin é uma rede profissional, não há motivos para você não querer que as pessoas te localizem.
  • Não usar uma foto de perfil adequada – Escolha uma foto que transmita profissionalismo, tenha boa resolução e esteja alinhada ao seu posicionamento de mercado. O ideal é ter uma foto sua do ombro para cima, com fundo neutro, onde você esteja sorrindo e olhando para a câmera. Se achar necessário, pode utilizar um aplicativo que avalia sua foto do Linkedin https://www.snappr.com/photo-analyzer/.
  • Não colocar palavras-chave no seu título – Defina seus objetivos profissionais e escolha as palavras-chave de acordo. Você pode encontrar as palavras mais usadas pelos recrutadores no link https://www.vagas.com.br/mapa-de-carreiras/ ou pesquisar na descrição de vagas abertas da sua área de atuação. Inclua no seu título as nomenclaturas mais usadas para a função que almeja, separadas pela barra vertical “|”, por exemplo: Gerente Financeiro | Controller | Gerente de Contabilidade | Gerente de Controladoria. Se você utilizar as palavras corretas no título e no seu resumo, terá mais chances de ser encontrado.
  • Publicar comentários inapropriados – Lembre-se que os recrutadores vão observar como você se posiciona, suas competências técnicas e comportamentais, interesses e objetivos. Não faça comentários negativos pois pode desgastar a sua imagem. Suas atividades ficam gravadas e disponíveis para serem visualizadas no seu perfil. Nem sempre você terá a oportunidade de esclarecer sobre o conteúdo de determinada publicação.
  • Expor informações da vida pessoal – não exponha informações desnecessárias da sua vida privada. As pessoas desejam conhecer seu histórico profissional, seus conhecimentos, habilidades e experiências. Deixe para compartilhar assuntos pessoais em redes como Instagram ou Facebook.
  • Não se conectar com seu público-alvo – não convide pessoas de forma aleatória. Tenha em mente o que deseja e busque networking de forma estratégica. Envie convites para pessoas da Área de Recursos Humanos, pessoas da sua área de atuação e profissionais que podem te ajudar com seu objetivo. Quando a pessoa te aceitar, mande uma mensagem de agradecimento pela conexão.
  • Não se comunicar com suas conexões – Linkedin não é só para você se conectar com amigos e pessoas que você conhece, a rede é para você se conectar profissionalmente com quem não conhece também. O intuito é você expandir sua rede de contatos, participe de grupos e interaja sempre que puder. É assim que se constrói networking.
  • Não pedir recomendação – quanto mais recomendações você conseguir, mais relevância tem o seu perfil. Ter boas recomendações de pessoas que já trabalharam com você é um ponto muito positivo. A dica é você tomar a iniciativa e recomendar seu colega primeiro. Não solicite indicação de competências e recomendações, sem fazer o mesmo pelas outras pessoas.
  • Não fazer publicações – a plataforma funciona como um blog, aproveite para publicar conteúdos interessantes e congruentes com sua área de atividade. Demonstre seus conhecimentos ajudando à sua rede e atraindo conexões estratégicas. Esse é um dos pilares do SSI, seu painel de vendas sociais. Interagir oferecendo insights, compartilhando conteúdo, iniciando diálogos e fortalecendo relacionamentos.
  • Não cultivar relacionamentos – Esse é outro pilar do SSI. Não demore a responder as mensagens das pessoas, converse com seus contatos, envie mensagens de agradecimento ou boas-vindas para as novas conexões. As pessoas colaborativas e generosas são muito apreciadas, aos poucos você verá uma melhora no engajamento da sua rede.

 

O Linkedin é uma excelente ferramenta para expandir a sua rede de relacionamentos, buscar recolocação, estar atualizado com as notícias, encontrar conteúdos de qualidade e estabelecer sua marca pessoal.

Corrija os erros do seu perfil, siga as dicas e aproveite as oportunidades que o LinkedIn oferece para a sua vida profissional!

Se este conteúdo te ajudou, compartilhe comigo pelos comentários ou pelo direct. Assim, você me ajuda a entender um pouco mais sobre como posso contribuir para o seu crescimento pessoal e profissional.

Conte comigo na sua jornada!

 

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